Alianças de Compromisso Modelos e Fotos

Para nós, em pleno século XXI, usar alianças de compromisso é algo bastante comum, seja para representar matrimônios, noivados ou mesmo namoros.

Entretanto, essa tradição não existiu desde sempre em nossa sociedade, sendo adotada a partir de um comportamento cultural de determinada época.

Quando teve início a tradição do uso de alianças de compromisso?

As alianças de compromisso eram cunhadas com ferro imantado, pois se acreditava que o ímã detinha o poder de atrair o coração dos homens, órgão representativo do amor.

Com o uso dos anéis, então, pretendia-se trazer para si, eternamente, o companheiro.

O imã, sob a forma de um anel, era utilizado no dedo anular da mão esquerda, onde, segundo conta a tradição, há uma veia diretamente ligada ao coração. Os judaicos, porém, utilizam alianças de compromisso no dedo indicador.

Aliança (bérith, em hebraico) significa compromisso ou pacto, ou ainda, anel nupcial. O Livro de Orações Comuns, em 1549, definiu a mão esquerda como sendo a “mão do casamento”, tradição que ainda é respeitada nos dias atuais.

Curiosidade sobre alianças de compromisso

Até o século XIII, não existia a figura da aliança de compromisso ou noivado. Foi a partir da declaração do Papa Inocente III, de que deveria haver um tempo de espera entre o pedido de casamento e a efetiva celebração do matrimônio que se instituiu a tradição, observada até hoje pelos casais.

Consta nos anais da história que o primeiro anel de noivado de que se tem conhecimento foi dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, à sua futura esposa, Maria de Burgundy, em 1477.

Deixe um comentário